O tal do parto

Conforme a gravidez vai evoluindo o tema parto fica cada vez mais frequente. É fantástico, mas todo mundo sabe pelo menos uma história de parto. É a vizinha que ganhou bebê no carro, a tia que sofreu por não sei quantas horas até o nascimento, a irmã que praticamente “jogou” a criança no mundo.

Falatórios ouvidos e registrados ou não, sei que quero ter parto normal.

Não quero filho com data e hora para chegar. Quero a surpresa das contrações. Quero a dúvida de ir para o hospital ou esperar mais um pouco. Quero a correria de pegar tudo e colocar no carro. Quero sentir as mal ditas dores.

É meu desejo, mas sei que talvez não aconteça do jeito que eu espero. Como diz a minha GO: é o bebê que escolhe, não a grávida. Algumas mães querem muito o parto normal, porém chega na hora e o neném não está na melhor posição ou algum outro fator não colabora. Daí não adianta, a opção é cesárea.

Entendo isso e também não julgo quem decide fazer cesárea logo de cara. É comum ouvir grávidas falarem: “Não me sinto confortável nem em pensar no parto normal, prefiro marcar direto a cesárea”. Paciência. Cada uma conhece o seu emocional e o seu corpo. Ninguém é menos mãe porque pariu assim ou assado. Sou do pensamento clichê master: mãe é de coração.

Anyway, já que meu desejo é o parto normal decidi me preparar para isso. Leio todos os relatos que encontro na internet, vejo todo tipo de vídeo (meio punk às vezes), procuro me informar ao máximo.

Fui no hospital onde o Vítor deve nascer e provavelmente em março vou conseguir fazer uma visita ao centro materno (que está em reforma no momento). Quero fazer todo o caminho desde a entrada no hospital até o quarto, conhecendo todos os procedimentos que vou passar no dia do parto.

Além disso, procurei ajuda de uma fisioterapeuta. Segundo minha GO, existem exercícios que podem ajudar na hora do parto. No entanto, é importante destacar que nada garante um parto normal, muito menos tranquilo, por mais preparada que a mamãe esteja. São apenas atividades para se conhecer e fortalecer a musculatura do períneo, o que pode facilitar na hora do nascimento.

A fisio me falou da experiência de parto dela. Ela fez toda a preparação para ter parto normal e evitar a episiotomia, mas não escapou da episio. O bebê estava com a mão na cabeça e a médica optou por cortar em função do desgaste físico da mamãe.

Sobre os exercícios que podem ajudar no parto ela citou o agachamento. Disse para eu começar com 15 por dia (depois ir aumentando até 25, 30). Além disso, disse que ficar na posição de cócoras por alguns minutos diariamente é bom para fortalecer a região do períneo. Para passar o tempo a sugestão é ler uma revista de cócoras (cena um tanto bizarra, mas acho que vale a tentativa).

Para encerrar, outra recomendação é a massagem perineal. A técnica reduz a incidência de lacerações do períneo e da vagina e trabalha a elasticidade dos músculos e tecidos vaginais inferiores.

Eu nunca tinha ouvido falar na tal da massagem, mas pesquisei bastante na internet. Achei um blog bem interessante, não só sobre o assunto, mas em relação a outros aspectos da gravidez e do parto também. AQUI o link para quem se interessar.

Agora é fazer tudo direitinho e esperar. Mais 10 semanas…

10 ideias sobre “O tal do parto

  1. Carol

    Certo que o Fábio tá se divertindo muito com essas tuas posições hilárias! hahaha
    Estou torcendo, gêmea =)
    O Vítor vai vir lindão e cheio de saúde. E tu vai ter um parto ótimo, pode acreditar!

    Resposta
  2. Ananda

    Oi, Ananda!! O teu blog está tão cute!! Sempre que dá eu leio. Adoro acompanhar as tuas novas aventuras como mãe de primeira viagem. Dá até vontade de encomendar um baby também, hehehe. 🙂

    Resposta
  3. Tamires

    Oi Ananda, adorei sua visita no meu blog! adorei também saber que temos a mesma idade, que estamos com puca diferença na idade gestacional, que seu filho vai se chamar Vítor (ninha dúvida entre Otávio e Vítor) e que moras no RS! rs
    Adorei seu blog, e des de ja vou te acompanhar!
    Eu também adoraria ter o Otávio de PN, mas acredito que não vai mais dar, amanhã completo 36 semanas, e ele ta todo atravessado na minha barriga =/
    o PN pode ou não ser horrível na hora, mas a recuperação é outra vida comparada a da cesariana.
    Vou deixar nas mãos de Deus!
    beijosss e boa sorte!

    Resposta
  4. Carla

    Ai, sério que você assiste aos vídeos?! Que corajosa!
    Mesmo querendo parto normal, não tenho coragem de ver! Passaram um desses vídeos no curso que fizemos e fiquei desviando os olhos o tempo todo. Depois as outras mulheres comentaram que se arrependeram de ter visto. Meu marido é que se amarrou, chorou e tudo 🙂

    Resposta
    1. nandaetges Autor do post

      Eu assisto todos que acho! O Fábio quase morre, desvia o olhar tb 🙂
      É meio assustador no início, mas vai acostumando. Só fica aquela pergunta básica: como? Como é possível???? Mistério! Beijos, Carla!

      Resposta
  5. Carolina

    Oi Ananda!!
    vim fazer uma visita no teu blog assim que soube da tua gravidez!!fiquei feliz com a novidade!espero que vcs sejam muito felizes e que teu baby venha com mta saude e forte!amei o blog!imagino a ansiedade que vcs devem estar!!é bom aproveitar cada momento da gestaçao pq passa muito rapido!e é um momento unico,por mais filhos q venha a ter depois,o primeiro sempre é diferente!Qt ao parto isso depende de cada mulher cada organismo…claro que td isso ajuda!mas so na hora p ti ver como vai ser mesmo!p mim doeu bastante (nao querendo assustar hehe)mas a Isa nasceu rapido e com facilidade,fiz 3 forças e ela ja veio ao mundo!
    Lindo o nome do teu filho !!
    Espero que teu blog faça bastante sucesso!!Parabens!!!

    Resposta
  6. Mari

    Vc já tem o principal: o desejo de esperar pela hora DELE! Muitas mulheres esquecem disso! Eu tive PN e PC por isso me sinto no direito de opinar sobre qual o melhor método. Sou defensora do PN sempre, mas tb a favor da tarnquilidade da mãe e saúde do bb em 1º lugar independente como ela venha ao mundo!
    Bjão!

    Resposta

Deixe um comentário

