Meu filho morde os coleguinhas

Eis que hoje chegou o bilhete que eu já esperava. “Mamãe, o Vítor está mordendo os coleguinhas”. Que novidade, penso eu. Se ele já devorava a mãe e o pai, imagina o que iria fazer com aqueles bebês, todos fofos e cheios de dobrinhas.

Na verdade, antes da irônia veio o sentimento “mãe de merda”. O que aconteceu com meu filho querido, amado e carinhoso? Foi trocado depois que fez um ano? Virou um pequeno monstro? Também imaginei a gente na pracinha e as outras mães apontando para meu filho e dizendo: “Aquele, o baixinho, ele é perigoso”.

Acontece que está difícil de lidar com a fase atual, das birras, dos tapas e das mordidas. A gente está sem saber o que fazer.

Para tentar achar uma solução liguei para a psicóloga da escola do Vítor, vulgo minha madrinha e vizinha. Ela disse que é normal, que é da idade. Comentou que é uma forma dos bebês se expressarem e que eles não fazem isso por maldade, como agressão.

Como orientação ela destacou que não devemos gritar nem fazer muito caso da situação. A melhor coisa seria conversar, dizer que faz dodói, que não é legal. Cem vezes. Mil vezes. Muito provavelmente um milhão de vezes. Mas insistir no papo cabeça, que uma hora vai passar.

Então tá, né? Vamos lá. E que ele não faça muitas vítimas até passar (tô pensando na pobre da irmã, quando nascer já vai levar uma bela dentada do mano, de recepção).

13 ideias sobre “Meu filho morde os coleguinhas

  1. Tchella

    Vem ca! Vamos nos abraçar e chorar juntas! Ta dificil amiga, ta dificil aqui eu sou o alvo, o pai as vezes, mas mordida é cmg, pq a pedi disse p conter se vejo q vai morder ai eu contenho e ele morde minhas maos, enfim, ta beeeem cansativo, but vamo la!!

    Com os amiguinhos é “só” puxao de cabelo, mas menos mal q mordidas… Passa? Promete p mim q nao vai chegar aos 18 mordendo??? Hehehe bjos

    Resposta
  2. Aline Cortes

    Olá!
    Sei exatamente o que está passando. Falo da nossa experiência no blog (http://decaronanacegonha.blogspot.com.br/2012/01/minha-pequena-mordedora.html). Luna tb dá tapas quando é contrariada, mas no milésimo segundo seguinte me olha com toda certeza do mundo que fez coisa errada. Olho bem fundo nos olhos dela com cara de brava ou seguro seu bracinho firme e digo que não pode, que mamãe fica muito triste. às vezes mal acabo de dizer e ela vem toooooooooooooda (toooooooooooooooooooooooooooooooooooda) dengosa ‘Mamã’ e me abraça. Eles são mais espertos do que a gente. Mas é fase mesmo, TODO mundo me diz, mas que ´´e fod*, é fod*!
    Beijos

    Resposta
  3. Mamãe do Otávio

    Eu sinceramente acho que é a escolinha que faz os filhos virarem uns mosntrinhos! Por isso tenho tanto medo de deixar o Otávio em uma.
    Ele é um doce de criança, divide as coisas, muitas vezes eu o testo tirando algo da mão dele… ele fica bravo, vermelho, grita, pega outro brinquedo e n olha pra minha (me ignora mesmo) cara por uns minutos…. huehueheuheuheuheu
    Então juro que acho que é na escolinha que eles aprendem “maus hábitos” vendo algumas crianças não tão educadas e tal………….
    mas é uma fase mesmo, as profes deveriam cuidar mais pra não deixar ele fazer.

    Resposta
  4. Renata

    Vixe, aqui em casa ta assim tb, alem de morder, ela ainda eh sadica, morde e da risada..nao sei o que eu faço. Outro dia ela puxou o meu cabelo e eu puxei o dela de volta. Pelo jeito a ttica eh mesmo dizer mihoes de vezes que nao pode, que eh pra fazer carinho…oh fase.

    Resposta
  5. Leticia

    Nanda….a confusão para colocar a roupa continua até sei lá que idade, o meu filhote esta com 3 anos, vc sabe, e a confusão ainda é igual…..santa paciência….que dure essa nossa paciência por uns bons anos.

    Resposta
  6. Jéssica Becker

    Nossa, não sei se é bom saber que não sou só eu que passo por isso! rsrs
    Gente meu pequeno Samuel, esta TERRIVEL! rsrs
    Bate, grita ate fica vermelho e depois entra em desespero!
    Tem horas que tá todo mundo de SACO BEM CHEIO, e vocês sabem, depois de um dia de trabalho a gente não ta com tanta paciência assim né?! Então lá vem os gritos da mamãe, mas que depois ta toda arrependida, pq a gente sabe que precisamos de muita mas mUIIiiIta paciência mesmo! rsrs
    Chegar em casa e ver aquele anjinho correndo pra te abraçar e depois de um segundo ele querendo te bater, uii isso da medo! é muito cansativo e estressante!
    As vezes fico me perguntando se ele esta estressado, pq não sabe se expressar direitinho, se eu fiz algo errado no modo de ensina-lo!
    Bom adorei o blog, e vou virar uma seguidora! \o/

    Resposta
  7. Karina

    Oi é já passei por isso, tenho um menino de 14 anos e um de um ano e dois meses, meu pequenino de um ano também é Vitor hehehehe, Mas por enquanto é tranquilo. É um fase realmente e você não tem culpa disso, não se preocupe, vai passar para alguns é mais difícil e para outros não, tem que ter paciência mesmo e explicar não tem jeito, adorei seu blo só não achei onde seguir para poder acompanhar, beijão! Karina http://kcamaeartesa.blogspot.com.br/

    Resposta
  8. Ana Alcantara

    Muito difícil esse assunto!
    Meu filho começou a querer morder nosso cachorro(hein?!) e eu fui muito dura com ele. Durou uma semana, no máximo e nunca mais aconteceu, mas ai começaram a morder ele na escola!!!
    E pode acreditar que é horrível ver o seu filho machucado, mostrando a marca da boca do coleguinha fora de controle marcada no braço ou na mãozinha. Meu filho nunca mordeu nenhum amigo mas deve ser muito melhor o filho morder do que ser mordido e por isso mesmo sugiro muito ação. As mordidas machucam de verdade e tb magoam muito. Afinal é um amigo que esta agredindo e mesmo que ele não tenha essa intenção quem é agredido se sente assim mesmo. Agredido e não é só na hora não. Leva dias para passar a dor e a marca..
    Boa sorte por ai! E leve esse assunto muito a sério.
    Abraço,
    Ana

    Resposta
  9. Tchella

    Ai Ananda, olha so falei c a pediatra e ela me disse ser aceitavel e normaaaaaal numa disputa por algo brinquedo, espaço, atençao, tds crianças defenderem seus direitos como podem é o natural do ser humano. Nao se preocupe tanto e falo isso por mim e para mim tbm. Nao se cobre tanto a culpa nao é sua e te digo algo q to aprendendo nessa caminhada NAO adianta falar com mae de crianca que nao morde, elas nao entendem, o mundo delas é outro e apesar de fazermos tudo perfeito a culpa vai ser sempre nossa.

    Lucas nao vai em escolhinha, lucas nunca foi mordido ou viu alguem mordendo, lucas morde. Quem vai explicar? Freud??

    Bjo amiga! Eu sei oq tu passa e sei oq passa na tua cabeça com base na minha, nao é facil e eu penso q quem nao vive isso nao pode ficar falando ao vento…

    Resposta
  10. thais rosa

    querida, super normal isso, e o que a psicóloga e amiga te falou é perfeito!
    outra coisa que eu fazia (o caio teve uma mini fase assim também) era tentar identificar em que situação ele mordia: quase sempre era em disputa por brinquedos, em que algum amiguinho mais velho vinha tentar tirar o brinquedo dele, e o único jeito que ele sabia se defender era mordendo, ou então era com uma única amiguinha, que eles tinham uma relação “entre tapas e beijos”… hehehe… ele mordia e ela arranhava… uma beleza!
    Depois, já um pouco maiorzinho, ele cismou com um amiguinho da turma que não sabia falar e se comunicava cutucando, apertando os amiguinhos e ele, sem saber como lidar com aquilo, mordia. Identificando as situações facilitava também a forma de lidar com ele, o que explicar, como conduzir… porque, justamente como ela falou, ele tá expressando algo através da mordida, e é importante tentar identificar O QUÊ ele está expressando, e não apenas reprimir a expressão, né?
    (e ó, considerando que eu descobri agora que você tá grávida, isso pode estar afetando ele, amplificando as birras e tal… já pensou nisso?)
    Ai, falei falei… espero ter ajudado!
    beijo
    thaís

    Resposta
  11. Glaucia Navarro

    Adorei todos os comentários, tenho um lindo bebê de 1 ano e 2 meses e ontem recebi um recado da escola falando exatamente isso, que esta agrassivo, mordendo e batendo nos amiguinhos..me senti mto mauuuuuuuuuuuuuuuuuu, estou aliviada com medo…vou questionar a escola e entender e tentar mudar de alguma forma…não é facil…trabalho o dia todo ai vem a culpa….
    Estou gravida e fico ainda mais preocupada…mas vamos conseguir…
    Bju a todas!!

    Resposta
  12. Pingback: Notícias rápidas | projeto de mãe

Deixe um comentário

