Os 3 P’s: paciência, persistência e prática

Eis que eu apresento os 3 P’s da ordenha: paciência, persistência e prática.

Paciência, pois demanda tempo. É preciso se concentrar, escolher um momento adequado e, às vezes, tentar de novo e de novo e de novo.

Persistência porque é um processo. É necessário buscar motivação para seguir em frente, mesmo quando a gente não tá afim, tá cansada ou queria fazer outra coisa ao invés de dar uma de vaca leiteira.

Prática, pois logo é possível entender o próprio corpo e isso faz uma diferença incrível.

Com base nisso, o que posso dizer sobre o nosso primeiro mês tirando leite praticamente todos os dias? É difícil, mas com o tempo tudo vai ficando mais simples.

Comecei a encarar a ordenha como um compromisso, ou seja, tenho que fazer e pronto. Assim, não sobra tempo para mimimi e tentativas de sabotagem.

Também observei que a prática faz milagres. No início, eu não chegava a tirar 30 ml por vez. Agora, tiro 80 ml em 5 ou 10 minutos, enquanto a Clara mama.

Minha tática é tirar leite em um seio enquanto o bebê está no outro. Isso exige habilidade, porém, é totalmente possível (acredite, se eu, ser mega atrapalhado, consigo… você pode!).

Mas enfim, seguimos bem mais tranquilas, tanto eu quanto a Clara. E uma coisa eu digo: se você quer amamentar, dificilmente algo vai te impedir. A gente sempre dá um jeito, especialmente quando coloca em primeiro lugar os filhos. Boa sorte para quem está na mesma façanha!

Leia também:

Vaca leiteira, prazer!
Amamentação e volta ao trabalho: por que as mulheres fraquejam?

4 ideias sobre “Os 3 P’s: paciência, persistência e prática

  1. Ana Carolina

    Oi, Ananda!
    Nunca ordenhei na vida, graças ao bom Deus tive licença maternidade de 6 meses e meu baby sempre esteve comigo esse tempo todo. Voltei a trabalhar mas meu Bernardo ainda mama pela manhã e depois do jantar. Mentira, ele mama toda vez que me vê, e como eu vou almoçar em casa e chego antes do jantar dele, ele aproveita e dá uma mamadinha. Mas de uns tempos pra cá comecei a pensar em ordenhar e deixar um estoque congelado, pra alguma emergência. Minha mãe operou e por pouco eu não precisei ficar com ela no hospital, o que ia deixar meu pequeno sem peitinho. Mas ainda não tive coragem de começar. Depois do seu post, vou tentar hoje mesemo. O bom é que não vai ter pressão, ne? É só pra uma emergência. EEle nunca tomou LA e quero que nunca precise tomar. Obrigada pela inspiração!!
    Perguntinha: Você ordenha manualmente ou usa bomba?
    beijos!

    Carol
    http://www.umnovotempo.net.br

    Resposta
    1. nandaetges Autor do post

      Licença de 6 meses faz muita diferença, né?
      Então, eu uso bomba, mas também consigo tirar manualmente. Só optei por investir em uma bomba pelo fato de tirar todo dia, o que seria cansativo com a mão. Mas, se tu pensa em tirar só de vez em quando, talvez não tenha necessidade de comprar uma.
      Qualquer dúvida é só chamar 🙂
      Beijos!

      Resposta

Deixe um comentário

