Escovação e caos

Ontem o Vítor foi no dentista. Ele estava com algumas manchas escuras nos dentes e tinha que fazer uma limpeza.

***

Nem preciso dizer que fui psicologicamente preparado para o fim do mundo. Pensei que ele podia morder qualquer pessoa que cruzasse o seu caminho no consultório, quebrar tudo e chorar como se não houvesse amanhã.

De todas as alternativas, a única que aconteceu foi a do choro. Sim, ele chorou bastante, embora o procedimento tenha sido indolor. Mas enfim, sei que o ambiente e a situação geram estresse, principalmente em uma criança que não sabe o que vem pela frente. É totalmente natural.

***

Fomos em uma especialista infantil, o que acredito que fez diferença, pelo fato da pessoa estar acostumada a lidar com isso. Assim, não fiquei me preocupando com o escândalo e foquei no Vítor, em tentar passar confiança e tranquilidade pra ele.

***

No fim, descobrimos que as manchas são decorrentes de uma bactéria que eu tenho e, provavelmente, passei para ele através de contato – compartilhamento de talheres, copos, etc. Não tem muito o que fazer, além de acompanhar e manter a higiene bucal.

***

Saímos do consultório com a orientação de dar uma atenção especial para a escovação. E aqui entra o caos maior. Vítor odeia escovar os dentes. Na verdade, ele gosta é de morder e chupar a escova, nada mais do que isso.

A dentista afirmou que a escovação da noite, após a mamadeira, é uma das mais importantes. Assim, precisamos que insistir, mesmo que ele fuja. Tentar conversar, cantar, enfim, tornar o momento divertido e parte da rotina.

***

E como é o momento de escovar os dentes por aí? Alguma tática especial?

***

Em tempo: logo vai ter mais uma escova no nosso armário do banheiro. Clara está com dois dentinhos e deve ganhar a primeira escovinha em breve (:

Anúncios

12 ideias sobre “Escovação e caos

  1. JamilyLima

    Aqui é um sufoco sempre, Lucas assim como seu menino adora chupar a escova. As vezs tenho ue segura-lo para fazer a escovação. Fico com pena, mas é para o bem dele. boa sorte!

    Resposta
  2. Renata Nogueira

    Aqui também é um sufoco. O Pedro pede a escova e até o fio dental, quando me vê escovando os dentes, ele até tenta fazer os movimentos de escovação, mas é claro que não consegue escovar direito, no fim das contas é mais pra morder e chupar a pasta. Nós fizemos uma avaliação com a odontopediatra há uns dois meses, que recomendou pasta e escovas diferentes da que eu usava. depois disso, ele passou mas uma duas semanas amando a escovação e, como o chilique na dentsta foi muito grande, achei melhor esperar mais um pouco pra voltar. Só que quem voltou foi a birra na hora de escovar e quero levá-lo pra fazer limpeza também, porque às vezes, acho que tem manchas amareladas. Outra coisa que não sei como fazer é escovar depois da mamada noturna, pois ele dorme no peito. :/

    Resposta
    1. nandaetges Autor do post

      Aqui o Vítor tomava a mamadeira já na cama, antes de dormir, bem sonolento. Tivemos que mudar isso 😦
      Sobre o leite materno, já li que ele não provoca cáries e que não teria problema a criança mamar e dormir. Só agora não lembro a fonte. Mas dá uma procurada 😉

      Beijos!

      Resposta
  3. Ana Carolina

    Bernardo tem uma penca de dente, sete pra ser mais exata. Mas só tem oito meses, então ainda uso aquela “dedeira”. Nem sei se to certa, pq n levei ele no dentista. Ele teve uns probleminhas e levei ele em tanto médico q o dentista acabou ficando pra trás, já q minha chefe não foi tão compreensiva com minhas ausências (embora justificadas com atestado). Algumas vezes colabora de boa, mas algumas vezes arma um suuuper escândalo. Não tem jeito: Eu escovo à força mesmo. O escândalo passa, mas um problema dentário é muito pior, ne?

    Resposta
    1. nandaetges Autor do post

      É, a gente tem que fazer de qualquer jeito. É para o bem deles, né? Beijos!

      Resposta
  4. Nivea Sorensen

    O que funcionou aqui foi a troca da pasta de dentes, passamos a usar a da welleda e Erik adora. Dou a escova pra ele fingir que escova (chupar, morder) e depois continuo a escovacao.

    Resposta
    1. nandaetges Autor do post

      Boa dica, nem tinha pensado nisso, Nivea. Talvez seja uma alternativa trocar a pasta! Beijos

      Resposta
  5. Andreia Mello

    Aqui não tive problemas com a escovação e nem com a primeira ida ao dentista.
    Comecei a escovação da Sofia, primeiro deixando e incentivando ela a escovar (claro só mordia a escova) depois falava pra ela q era a vez da mamãe escovar, tranquilo.
    Dentista, levei ela comigo em 2 consultas e daí ela mesma começou a pedir para ir tb, marquei, fez a limpeza e aplicação de fluor, super lindinha, hj com 5 anos já entra sozinha nas consultas semetrais.
    Com a Isabela funcionou demais o seguinte: por necessidade sempre supervisionava a escovação da Sofia com a Isa no colo, e qdo ofereci a escova imediatamente ela abriu a boquinha e qdo vê a irmã escovando tb quer.
    Com o Vítor tente escovar os seus dentes na frente dele, acho q a imitação é uma técnica muito boa e depois com a Clara ficará fácil como foi com a minha Isabela.
    Espero q a minha experiência tenha te ajudado.
    bjs

    Resposta
    1. nandaetges Autor do post

      Ajudou sim! Compramos uma escova para a Clara e vendo a irmã o Vítor começou a deixar a gente escovar. É um processo, mas já estamos melhorando! Beijos!

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s