Mazelas da gravidez, parte II: anemia

Um exame de sangue no quinto mês de gravidez apontou que eu estava com anemia. Desde então o Neutrofer é me companheiro diário. Além dele, certos alimentos entraram de vez na minha alimentação, como é o caso do arroz integral e do brócolis.

A anemia é definida pelo baixo índice de hemoglobina no sangue. Segundo a minha GO, é comum mulheres grávidas apresentarem quadro anêmico, em função do aumento da demanda de ferro do organismo da gestante.

Dois meses e meio de cuidados e minha anemia ainda não foi corrigida. Ela está estabilizada, mas o ideal seria eu melhorar até o parto. Durante o período da amamentação também vou precisar de bastante ferro, para mim e para o meu filho.

É importante destacar que nada adianta uma alimentação rica em ferro se alguns detalhes não forem observados. O cálcio e a cafeína, por exemplo, interferem na absorção do ferro.

Ou seja, é praticamente nulo fazer uma refeição saudável e com alto índice de ferro no almoço (arroz integral, feijão, brócolis, beterraba, carne de fígado,…) e tomar um cafezinho em seguida. A cafeína vai atrapalhar a absorção do ferro.

O ideal é optar por um suco ou por uma fruta cítrica. O motivo é que a vitamina C favorece a absorção do ferro.

* Quer saber mais sobre o assunto? Clique AQUI.

4 ideias sobre “Mazelas da gravidez, parte II: anemia

  1. Tamires

    ooiii…
    seguinte, tua GO n passou nenhuma vitamina pra vc tomar durante a gestação?
    primeiramente quando eu engravidei, tomava ácido fólico, com 3 meses de gestação passei a tomar ‘Damater’ um complexo vitamínico, agora to tomando o ‘Natele’ pois o damater não estão mais fabrincando, enfim, meus exames sempre foram ótimos, e a GO me disse q vou continuar tomando na amamentação!
    Lindo o berço!
    se cuida, bjão

    Resposta
  2. Julia

    Querida, só complementando o que vc disse, evite fontes de cálcio – leite, danoninhos e etc … uma hora emeia antes e uma hora e meia depois das suas refeições ou que ingerir o medicamento com ferro, pois o cálcio inibe a absorção, e isso vale pro café tbm, a pausa que deve ser dada é de uma hora meia!

    Super beijo e se cuide e cuide do Vítor

    Juu e Yasmin

    Resposta
    1. nandaetges Autor do post

      Obrigada pelo comentário, Juu! E boa sorte amanhã! Estou ansiosa por ti 🙂 Beijos!

      Resposta
  3. Luciana

    OI Ananda,

    capricha ai no ferro pq eh importante mesmo! Eu mantive a minha hemoglobina estabilizada a gravidez toda, mas como perdi sangue no parto, no dia seguinte o indice tava quase no chao. Com as novidades dos primeiros dias, esqueci de voltar a tomar ferro e o resultado eh uma moleza e muito sono, o q eh estranho, pq gracas a D-us meu filho nao me da show a noite dorme muito bem (bate na madeira), alem de eu dar umas sonequinhas durante o dia pra complementar. Entao culpo a anemia mesmo. Agora vou me cuidar mais pra ver se dou um up nisso…

    beijos!!

    Resposta

Deixe um comentário