Mazelas da gravidez, parte II: anemia

Um exame de sangue no quinto mês de gravidez apontou que eu estava com anemia. Desde então o Neutrofer é me companheiro diário. Além dele, certos alimentos entraram de vez na minha alimentação, como é o caso do arroz integral e do brócolis.

A anemia é definida pelo baixo índice de hemoglobina no sangue. Segundo a minha GO, é comum mulheres grávidas apresentarem quadro anêmico, em função do aumento da demanda de ferro do organismo da gestante.

Dois meses e meio de cuidados e minha anemia ainda não foi corrigida. Ela está estabilizada, mas o ideal seria eu melhorar até o parto. Durante o período da amamentação também vou precisar de bastante ferro, para mim e para o meu filho.

É importante destacar que nada adianta uma alimentação rica em ferro se alguns detalhes não forem observados. O cálcio e a cafeína, por exemplo, interferem na absorção do ferro.

Ou seja, é praticamente nulo fazer uma refeição saudável e com alto índice de ferro no almoço (arroz integral, feijão, brócolis, beterraba, carne de fígado,…) e tomar um cafezinho em seguida. A cafeína vai atrapalhar a absorção do ferro.

O ideal é optar por um suco ou por uma fruta cítrica. O motivo é que a vitamina C favorece a absorção do ferro.

* Quer saber mais sobre o assunto? Clique AQUI.

Anúncios

4 ideias sobre “Mazelas da gravidez, parte II: anemia

  1. Tamires

    ooiii…
    seguinte, tua GO n passou nenhuma vitamina pra vc tomar durante a gestação?
    primeiramente quando eu engravidei, tomava ácido fólico, com 3 meses de gestação passei a tomar ‘Damater’ um complexo vitamínico, agora to tomando o ‘Natele’ pois o damater não estão mais fabrincando, enfim, meus exames sempre foram ótimos, e a GO me disse q vou continuar tomando na amamentação!
    Lindo o berço!
    se cuida, bjão

    Resposta
  2. Julia

    Querida, só complementando o que vc disse, evite fontes de cálcio – leite, danoninhos e etc … uma hora emeia antes e uma hora e meia depois das suas refeições ou que ingerir o medicamento com ferro, pois o cálcio inibe a absorção, e isso vale pro café tbm, a pausa que deve ser dada é de uma hora meia!

    Super beijo e se cuide e cuide do Vítor

    Juu e Yasmin

    Resposta
    1. nandaetges Autor do post

      Obrigada pelo comentário, Juu! E boa sorte amanhã! Estou ansiosa por ti 🙂 Beijos!

      Resposta
  3. Luciana

    OI Ananda,

    capricha ai no ferro pq eh importante mesmo! Eu mantive a minha hemoglobina estabilizada a gravidez toda, mas como perdi sangue no parto, no dia seguinte o indice tava quase no chao. Com as novidades dos primeiros dias, esqueci de voltar a tomar ferro e o resultado eh uma moleza e muito sono, o q eh estranho, pq gracas a D-us meu filho nao me da show a noite dorme muito bem (bate na madeira), alem de eu dar umas sonequinhas durante o dia pra complementar. Entao culpo a anemia mesmo. Agora vou me cuidar mais pra ver se dou um up nisso…

    beijos!!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s