Mãe aos 20 e pouquíssimos anos

Eu engravidei com 21 anos. Pari com 22.

Fora da realidade? Não, definitivamente não. Muitas mulheres têm filhos antes mesmo dos 20. Algumas por opção, outras pelo destino. Mas acontece que ser mãe cedo não é nada fácil. Na verdade, ser mãe nunca é fácil, sempre existe aquela carga gigantesca de responsabilidade em gerar e criar um pequeno ser que vai te ter como base pra tudo na vida. Não é mole!

Agora imagina carregar ainda rótulos de inexperiente, ingênua e até de idealista? Pois é. Super comum quando a mãe em questão é jovem.

Às vezes eu sinto que algumas pessoas não dão credibilidade para mães novas. Percebo olhares desconfiados, reconheço indiretas maldosas. É como se eu tivesse engravidado por ignorância e estivesse exercendo a maternidade por obrigação. Porém não é nada disso.

Oi, meu nome é Ananda, tenho 22 anos, sou praticamente casada e tenho um filho.

Acho ruim? Nenhum pouco. Minha realidade é resultado de escolhas conscientes. Senti que já estava pronta para uma nova etapa e entrei de cabeça. Hoje me sinto feliz e realizada, muito bem, obrigada!

Aliás, vejo o fato de ser mãe cedo como algo muito positivo na minha vida. Ganhei em responsabilidade, maturidade e em autoconhecimento. Sem falar na coisa fofa que tá dormindo aqui do lado.

Preciso dizer mais alguma coisa? #inlove

19 ideias sobre “Mãe aos 20 e pouquíssimos anos

  1. jacqueline

    Eu sofri muito preconceito por ter engravidado nova, só que no meu caso eu tinha acabado de fazer 24 anos.

    Acho que a maternidade não está ligada a idade em si.Eu não me achava tão nova quando engravidei, e mesmo assim sofri muito com as primeiras semanas e a avalanche de mudanças que aconteceram na minha vida, mas vendo nos dias de hoje não tinha melhor idade para acontecer. Assim que completie 1 ano de casada, tentei engravidar, eu tinha 21 anos e me achava pronta para ser mãe, mas acabou não acontecendo e hoje vejo que se tivesse realmente engravidado naquela época teria sido a mesma coisa que ter engravidado 4 anos depois, a minha mente não mudou nada, somente em relação a algumas prioridades (que na época foi o estudo).
    Hoje penso que quero ter mais 2 filhos até os 30, acho que 30 é a idade limite para mim, não quero pausar minha vida toda com 35, 36, nessa idade quero estar curtindo meus filhos já crescidos e ter minha vida profissional estabilizada, de nada ia adiantar ter um emprego e parar tudo para me dedicar a criação do meu filho, porque essa é a questão que eu mais priorizo, faço questão de participar da infância do Bryan e só quero retornar ao mercado de trabalho quando ele já for independente, mas como estou treinando pro segundo, sei que essa volta vai demorar ainda mais, mas sou feliz com a escolha que fiz!!

    bjos

    Resposta
  2. Mari

    É a mais pura verdade!! Engravidei com 20 e pari com 21 recém feito, foi acidente sim, mas uma decisão consciente. Há muito preconceito, lamentavelmente. Mãe é mãe. Mas o que o povo gosta é de falar! Se for mãe tarde vai falar do mesmo jeito. Se tiver um segundo tb, e por aí vai, rs…

    Bjão querida!!

    Resposta
  3. Ana Claudia Campos

    Esse povo reclama da vida corrida que leva e ainda acha tempo pra vir dar palpite na vida da gente e de quebra falar bobagem, não é mesmo…Eu engravidei com 33 anos, o que para alguns já era considerado “velha”…Sofia tem 1 ano e 3 meses, vou completar 35 daqui a pouco e assim como vocês ouço bobagens de pessoas bem mais novas que se acham muuuuito mais experientes por já terem 2 ou três filhos.
    Vai ser sempre assim, se é nova é por falta de experiência…se é mais velha não vai levar jeito pra cuidar da criança…e por aí vai…é só ligar o botão de “surdinha” e ir levando…
    bjokas

    Resposta
  4. Sarah

    Precisa não! Eu nem sabia sua idade e pensei que fosse mais velha, pela maturidade dos seus textos e de suas decisões. Ser mãe nos ensina sim, e muito, principalmente a confiar mais em nós mesmas, independente de nossa idade.
    bjos!

    Resposta
  5. Marcia Pergameni

    Achei tb que vc era mais velha acredita?? A maturidade dos textos expõe quão preparada vc estava pra este momento sublime. Parabéns por ter em mãos as rédeas da sua vida.
    Ah, A Cecília amou a festa. Brincou muito.
    Fiz tudo com muito carinho pra ela.
    bjus

    Resposta
  6. Ivana Luckesi

    Nossa Ananda, vc é tão madura, tão segura na sua forma de maternar (e isso fica claro nos seus textos) que achei até que vc fosse mais velha! Não precisa dizer mais nada mesmo, seu tesouro tá aí do lado!!!

    Bjos e adorei o post!

    Resposta
  7. Renata

    Nao vejo nada de mais em ser mae cedo, afinal, nao eh a idade que dira se vc sera ou nao uma boa mae..alias, pelo contrario, acho que as maes novas tem mais paciencia e pique do que as mais velhas. Eu sou mae velha tive a Manu com 35 anos e hj acho que deveria ter engravidado mais cedo, pq fico pensando que qdo a Manu tiver 15 anos, auge das festas pra buscar de madruga, eu terei 50 e estarei esgotada, hahaha.

    Resposta
  8. Luciana

    Xiii, Ananda. Todo mundo sempre tem uma razao pra opinar, pra dar palpita nao-requisitado, pra meter o bedelho. Se vc tivesse sido mae aos 37, tbem diriam…

    Eu tive o Uri aos 34 recem completos. Gostaria de ter tido um pouco antes, assim poderia esperar mais pro segundinho, coisa q nao sei como vai ficar, pq nao quero ser mae velha, mas por outro lado tbem nao temos $$ pras 2 criancas tao ja.

    Enfim, cada um sabe onde o calo aperta, ne??

    Beijao!

    Resposta
  9. Dani

    Nossa! concordo com as meninas…achei que vc fosse mais velha. É sempre tão madura, tão segura! Mas lógico, né? Vc é apenas uma mãe muito consciente de suas escolhas.
    Assim como vc, pari a primeira filha na casa dos 20. Tinha 23 anos quando a Bia nasceu e a gravidez dela foi tão pouco curtida, justamente pelos pitacos dos outros. Opiniões carregadas de preconceito e leviandade. Chorava tanto por ouvir coisas absolutamente desagradáveis. Poderia ter passado sem isso…mas só reforçou em mim, a vontade de cuidar bem daquela menininha.

    Resposta
  10. Cleo

    Parabéns Vítor, vc escolheu um ótimo dia pra nascer. kkkkk
    é meu dia também.
    kkkkk
    Sou do dia 10de abril
    bjãooooooooooo

    Resposta
  11. Flávia

    Eu ainda não sou mãe , mas acredito estar Grávida , Tenho 20 anos e estou em um relacionamento sério há 2 anos , sempre quis ser mãe cedo pra está mais presente na vida da criança, mas tem um porém , faço faculdade de Medicina 2° ano já , e meu pai é tão rigorozo que até imagino o que ele irá fazer comigo quando descobrir qe vai ter um Netinho..
    Mas foi muito bom ver os depoimentos de vcs, isso me faz sentir mãe junto com vcs..

    Resposta
    1. Katy

      Nossa história é exatamente igual, Flávia!!
      Estou no mesmo dilema.
      Podíamos trocar contato, o que acha?
      abraços!

      Resposta
  12. Danilo

    Quanta besteira, vcs esquecem a realidade de ter filho aos 20 anos:
    -Quem vai pagar pelo bebê?, vc que não, vc nem tem casa própria, não tem uma carreira ainda se tiver emprego, é sua familia que vai sofrer por aperto de dinheiro (ao menos que for de familia de posse…).
    -Quem disse que o namoro é sério ?, namorico entre os 15 e 20 anos ainda não é algo sério, e se der td errado, vai virar mãe solteira ao 20 anos ?, seu número de pretendentes vai desabar…
    -Aos 20 é facil dizer, e quando tiver 25 ou 26 ?, e aquela louca viagem com os amigos para alguma praia ?, o peso de não poder curtir a vida vai ficar maior conforme os anos passa e sobra para a famíliade de nv cuidar do bebê para vc ser feliz e sair….
    -E a faculdade ?, são 4 anos no minimo (isso se não pegar dp), onde vai ter tempo ?, quem vai cuidar da criança (olha a familia de nv pagando o preço pela sua “fantasia de ser mãe), e o dinheiro para custiar um filho mais a faculdade ?
    -O seu núcleo familiar (pais, irmãos e etc…)?, que vivem no mesmo teto que vc vão ter que aturar o seu filho tbm, vc acaba de trazer mais um problema para a vida de outras pessoas!

    Resposta
    1. nandaetges Autor do post

      Querido Danilo,

      Eu sei muito bem a realidade de ter um filho com 20 e poucos anos. Antes de fazer um comentário dizendo que tudo isso é “besteira”, tente conhecer a realidade das pessoas. Eu, por exemplo, fui mãe com 22 anos. Já era formada, tinha um emprego, casa e não dependia de ninguém. Meu marido é mais velho, também é formado e tem a sua profissão. Além disso, a vida é feita de escolhas. Eu prefiro muito mais uma viagem em família do que um fim de semana com amigos na praia.
      Sobre a relação ser séria ou não, isso é muito relativo. Pessoas com mais de 30 também namoram, têm filhos e podem se separar em seguida. Impossível generalizar.

      Abraço, Ananda.

      Resposta
  13. Lu

    Danilo, quem dá o cu, não sabe a realidade de se ter um filho. Portanto, abstenha-se de comentários inutéis.
    Ignorância SIM, é problema pra vida das pessoas: de quem é e de quem convive. UMA CRIANÇA, NÃO.
    A não ser você, que com certeza, foi e é rejeitado por quem deveria te apoiar e te amar. Gente ruim é assim, só merece rejeição.

    Resposta
  14. Stefanie

    Querido Danilo!
    Não seja uma pessoa limitada, a generalização deste modo friável, deve ser espelho de uma vida solitária e triste. Não precisa ser psicólogo para entender que pelas suas palavras, você deve ter uma vida superficial, onde necessário manter as aparências.
    Faço Odontologia na Universidade de São Paulo, trabalho, ganho o meu dinheiro, tenho 22 anos, um filho de 1, e um relacionamento de 6. Ao contrário do que você disse, não peguei nenhuma DP, não dependo dos meus pais, meu companheiro tem o seu próprio negócio aos 24 anos. Ou seja, quanta tolice pensar que felicidade seja, ,no mínimo, postar a foto de uma garrafa de cerveja no facebook, em um dia nublado de praia, com pessoas que você precisa acreditar que são seus amigos, apenas para auto-afirmação.
    Só quem conhece o amor de um serzinho puro, e de uma família de verdade, sabe do que estou falando.

    Beijos

    Resposta
  15. Renata Nogueira

    Vim vasculhar teu blog coom um pouco de calma nesse meu momento de possível gravidez e encontro esse texto que parece ter sido escrito por ou para mim. Eu também sou mãe novinha. Engravidei aos 19, “pari”(eu não acho que tenho o direito de dizer que pari) aos vinte. Foi um acidente? Foi. Eu ouvi de tudo, de coisas lindas a: “Vocês destruíram a vida de vocês”. Hoje, depois com o Pedro de quase dois anos, fico me perguntando porque as pessoas acreditam que ter um filho é sinônimo “destruir” a vida, pra mim foi e é contruir uma família. Cedo? Talvez. A faculdade está trancada. Mas hoje temos muito mais do que teríamos se não fosse o Pedro, tanto financeiramente quanto emocionalmente e em termos de conhecimento e relacionamento. O marido se forma esse ano e eu volto a estudar, se Deus quiser. Somos felizes, temos dificuldades, claro, mas acho que teríamos em qualquer idade. Ser mãe não é fácil e ponto. Ouvi também que uma mãe que não planeja engravidar, não consegue amar seu filho como uma que fez tudo certinho, leia-se conforme os padrões, namorou duzentos anos, casou engravidou depois de outros duzentos anos. Hoje, eu imagino que aos 35/40 terei filho ou filho quase independentes e poderei viajar e curtir como eles dizem quase, estarei linda e rica em New York enquantos minhas amigas super ligadas em carreira estarão pra morrer de todas as dores com seus meninos pendurados nos peitos caídos, rsrsrs. BRINCADEIRA, viu? No mais, queria dizer que eu também achei que tu fosse mais velha, porque nós mesmos generalizamos e tu tens uma maturidade admirável. Parabéns!

    Resposta
    1. nandaetges Autor do post

      Obrigada pelo comentário, Renata! De fato, ser mãe é difícil e ponto. Cada família encontra diferentes dificuldades e conduz de um jeito. Beijos!

      Resposta

Deixe um comentário

