A virada

Nos últimos dias ando muito pensativa. Tenho percebido uma série de coisas que gostaria de mudar: na rotina, na casa, em mim mesma e em como estamos criando os nossos filhos. Não que esteja tudo ruim… não é isso. Mas percebo que a gente vive um dia de cada vez, sem muito planejamento, e quando vemos deixamos passar algumas coisas que poderiam ser melhores.

A Clara nasceu, mudamos de apartamento e ainda estou de licença. Acredito que seja o momento certo para estabelecer novos hábitos e criar um ambiente familiar mais adequado, dentro do que esperamos e queremos para os nossos filhos.

Então, depois de refletir, chegou a hora de agir. Fiz um esquema de metas e estou me propondo a compartilhar aqui no blog. A ideia é postar toda noite um resumo, quase que um relatório do dia (entre segunda e sexta). O fim de semana vai ser abordado em um post único, no domingo à noite.

Claro que sou mãe e algumas coisas são imprevisíveis. Então, o negócio não vai ser militar (ou seja, não se preocupem se eu falhar um dia ou outro… provavelmente não vai ser por falta de vontade).

Vou me organizar em quatro eixos: alimentação, casa, filhos e eu. Terei objetivos diários e para atingir no prazo de 3 meses (quando termina minha licença e vou voltar ao trabalho). Vem comigo?

ALIMENTAÇÃO

Objetivos diários:
– Fazer as refeições na mesa de jantar e com a televisão desligada.
– Incluir saladas e frutas pelo menos duas vezes por dia na alimentação de toda a família.

Objetivos para daqui 3 meses:
– Fazer lista para ir ao supermercado.
– Fazer uma grande compra por semana e deixar para comprar apenas pão e frios aos poucos.
– Almoçar e jantar em casa nos dias de semana.
– Estabelecer sexta à noite como o dia da pizza.
– Almoçar fora no sábado.
– Sábado à noite a janta é livre: não precisa ser comida, pode ser um lanche.

CASA

Objetivos diários:
– Manter a casa em ordem e tentar varrer e passar pano pelo menos na sala e na cozinha todos os dias.

Objetivos para daqui 3 meses:
– Tirar o Vítor do berço e colocá-lo para dormir em um colchão no chão.
– Passar aspirador no sofá e no tapete do quarto do Vítor pelo menos uma vez por semana.

FILHOS

Objetivos diários:
– Ler pelo menos um livro por dia para as crianças.
– Ter um momento em família, com todos reunidos, além das refeições.
– Respeitar o horário de acordar e o de dormir (9h e 21h).
– Falar para cada um, à noite, sobre um dos bons momentos do dia (algo legal que fizeram, quando se comportaram ou conseguiram algo novo – para trabalhar a autoestima e reforçar o bom comportamento).

Objetivos para daqui 3 meses:
– Diminuir o tempo na frente da televisão.
– Evitar gritar com as crianças.

EU

Objetivos diários:
– Passar creme no corpo.
– Ler um pouco a cada dia.

Objetivos para daqui 3 meses:
– Cuidar mais de mim (isso envolve cremes, maquiagem – mesmo que básica -, fazer as unhas, usar salto de vez em quando, me vestir melhor).
– Comprar maquiagem.
– Comprar pelo menos um sapato de salto.
– Comprar roupas novas (depois de dois filhos em dois anos isso é mais do que necessário).
– Terminar os dois artigos que faltam do mestrado.
– Fazer o meu projeto de dissertação.
– Entrar em um grupo de pesquisa.
– Mudar a cara do blog.

O desafio vai ser grande, mas acredito que vai valer a pena. Espero conseguir deixar a nossa família mais unida e proporcionar bons momentos para as crianças.

Além disso, preciso me resgatar e trabalhar a minha própria autoestima. Toda vez na hora de sair é uma novela. O problema não é o peso, mas não tenho roupas adequadas ao meu corpo atual e, assim, não me sinto bonita.

Então, conto com a motivação de quem passar por aqui. Pretendo também compartilhar ideias de brincadeiras e passeios com crianças. Inclusive, aceito sugestões, viu?

Hoje à noite conto um pouquinho do dia 1 do nosso “Projeto família”. Boa sorte pra gente!

22 ideias sobre “A virada

  1. liza

    ananda! nao sei se tô me repetindo, mas tu já leu o blog vidaorganizada.com ? É TÃO BOM. tem que ajudado muito a me organizar, e ela posta diariamente, sempre com posts pertinentes, especialmente para quem tem filhos. eu sempre lembro de ti (por ser mãe e fazer mil coisas). então nao sei se já comentei sobre isso antes contigo. 🙂

    o blog dela é viciante!

    Resposta
  2. Ilana

    Putz, nem vou contar que deu preguiça só de ler a lista… hehehe
    Mas aqui tento fazer parecido. O mais difícil é manter os horários do Rapha. Ontem fizemos até compra do mês, olha só que avanço!
    Beijo e boa sorte!

    Resposta
  3. Mamãe do Otávio

    Tendo objetivos fica tudo mais fácil!
    Minha dica de limpeza é aspirador de pó! aspiro a casa toda, não todos os dias pq pego o aspirador emprestado da minha mãe, rs! mas é mais fácil que passar vassoura! o pano na casa toda é uma vez por semana!
    aqui em casa n tem tapete, a casa fica vazia sabe… mas somos alérgicos e nas vezes que tentei por um mísero na frente da pia na cozinha me incomodei horrores por acumular tanta sujeira =s

    BOA SORTEEEEEE

    bjos

    Resposta
  4. Paula

    Adorei isso! Sei que se tu realmente quer, tu vai conseguir! Bom começo aí, Nanda!!!

    OBS: na parte da janta com a televisão desligada, não pude deixar de pensar “agora que acabou Avenida Brasil e vai começar aquela possível porcaria é mais fácil!” hehehehe!

    Resposta
  5. Ariadne Castro

    Vai fundo Ananda!!!
    Aqui em casa já comecei a fazer algumas mudanças agora que Maria Laura está com 1 aninho, mas posso dizer que não é nada fácil.
    Às vezes minha vontade é de nem sair da cama ou cair nela assim que chegar em casa, mas não posso né?
    Vamos em frente e contar umas com as outras para aumentar nossa autoestima e alcançar nossos objetivos e metas. Quem sabe até o final do ano eu não crio coragem de vez e monto um blog pra mim né? Está na lista.rsrsrs
    BOA SORTE!!!!
    BJS

    Resposta
  6. Priscila Abreu

    Eh assim mesmo!com listas fica melhor da gente se organizar!ainda mais quando acaba o período de licença!
    bjus

    Resposta
  7. Pingback: (1) | projeto de mãe

  8. Cris - Mãe RN

    Adorei o projeto! Com certeza dará certo! Por aqui decidimos desde que casamos ter uma TV só, na sala, e jamais é ligada enquanto se come.
    Beijo e boa sorte!!

    Resposta
  9. Pingback: (2) | projeto de mãe

  10. Leticia Teixeira

    OI Nanda! Tem coisas que comigo é tudo igual, preguisa e acomodação tem o nome para lgumas coisas minhas.Achei muito legal o que vc vai fazer, boa sorte.Junto com vc vou fazendo algumas mudanças na rotina e vida tambem, mas tudo com calma e uma coisade cada vez.Beijos

    Resposta
  11. Pingback: (3) | projeto de mãe

  12. Renata Ventura

    Acho que a rotina em casa é uma das melhores formas de se organizar.
    Meu desejo é diminuir um pouco a TV ligada. Antes ficava o dia todo, essa semana eu comecei a desligar a tarde, queria fazer isso na hora do almoço, mas tá complicado…

    Resposta
  13. Pingback: (4) e (5) | projeto de mãe

  14. Pingback: (6) e (7) | projeto de mãe

  15. Pingback: (8) | projeto de mãe

  16. Pingback: (9) | projeto de mãe

  17. Pingback: (10) e (11) | projeto de mãe

  18. Pingback: Dormir, amar e blogar | projeto de mãe

  19. Pingback: Um início de virada | projeto de mãe

Deixe um comentário